Curta o Gênero
Realizado pela ONG Fábrica de Imagens desde 2012, o evento busca promover uma cultura política, estéticas e sociabilidades fundadas na equidade de gênero, no antirracismo, anticapitalismo e na afirmação das sexualidades. Oferece programação de mostras artísticas de cinema, fotografia, ilustração, artes cênicas e música e de ações educativas no Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, como palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e lançamento de livros.

 

Conheça a programação

 

Exposição Fotográfica Contrastes – Gênero, Tempos, Lugares, Olhares
Realizada desde a primeira edição do Curta o Gênero, a Contrastes reúne fotografias que expressam as questões de relações de gênero e feminismos, diversidades sexuais, direitos humanos, lutas antirracista e antipatriarcal. Lança anualmente convocatória para fotógrafos, fotógrafas e fotógrafes que desejem compor a exposição.

 

Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero
Exposição de ilustrações e artes visuais de abrangência nacional faz curadoria de obras dentro das temáticas feministas e descoloniais. Entre as inscritas é escolhida a ilustradora que vai criar a identidade visual da próxima edição Curta o Gênero.

 

Mostra Teatral Gênero em Cena
Mostra de artes cênicas apresenta espetáculos e performances de atores, atrizes e coletivos locais. As peças convidam a entrar nos delicados universos das sexualidades, identidades, violências e desigualdades que se constroem a partir do machismo, do racismo e das LGBTfobia.

 

Mostra Musical Cores do Som
Nas apresentações musicais do Curta o Gênero, as bandas e artistas individuais engajados nas questões de gênero recebem destaque para mostrar seu repertório autoral ao público do evento.

 

IX Mostra Internacional Audiovisual
Seleciona, exibe e divulga filmes curta-metragem de
documentário, ficção, animação, experimentais e infantis. Entre os temas que entram na curadoria estão: sexualidades, raça e etnia, classe, geração, deficiência, migração, violência contra mulher, masculinidades, paternidade, maternidade, LGBTQIAfobias, exploração sexual, direitos sexuais e reprodutivos; Direitos Humanos, entre outros. Os curtas são agrupados nas sessões: Paratodes; Pequeno Panorama Cearense; Pequeno Panorama Latino-americano; O que pode o corpo? Desejo, poder e política; E quando elas se juntam? Canto, poesia e revolução e as exibições educativas voltadas ao público infantil no Colorindo O Gênero.

 

VIII Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
O Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança é sempre uma das ações mais esperadas no COG, integrando mesas, apresentação de trabalhos e relatos de experiências, minicursos, rodas de conversa, oficinas e lançamento de livros. Com objetivo de oferecer espaços de socialização de ideias no campo dos feminismos e de outras práticas contra-hegemônicas,sua vocação descolonial, despatriarcal e anticapitalista.

 

Colorindo o Gênero
Programação voltada ao público infantil com atividades lúdicas e interativas, articulando gênero, direitos humanos, cidadania e infância.

 

Feira de Economia Solidária, de Livros e Agroecológica
Promove o trabalho de artesãos, artesãs, pequenos produtores e produtoras rurais com espaço para comercialização dos produtos dentro do evento.

 

Flash Tattoo
Artistas tatuadoras são convidadas para a ação Flash Tattoo – espaço exclusivo para a representação de temas feministas e descoloniais.

 

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados