Curta o Gênero reúne 71 pesquisadores, pesquisadoras e ativistas em seminário internacional online. Inscrições até 17/8

Curta o Gênero reúne 71 pesquisadores, pesquisadoras e ativistas em seminário internacional online. Inscrições até 17/8

Compartilhe:                   

IX Curta o Gênero realiza seminário online gratuito com mais de 40 atividades; inscrições vão até terça-feira (17/8)

Uma das principais ações do Curta o Gênero, o Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, segue com inscrições gratuitas abertas até essa terça-feira, 17. O evento, que ocorre de 17 a 29 de agosto, é realizado pela Fábrica de Imagens desde 2012, integrando o Curta o Gênero, com o intuito de promover uma cultura política, estética e social baseada na equidade de gênero, no antirracismo, no anticapitalismo e na afirmação das sexualidades consideradas “dissidentes”.

Entre as convidadas, convidades e convidados, estão intelectuais de diversas universidades brasileiras, como a UFBA, UFC, Uece, UNILAB, PUC - SP, UEA, UFPE, UEMS, Unicamp, UnB, UFS, IFCE, IFRJ, professoras de escolas públicas do Ceará, militantes de coletivos feministas e LGBTQIA+, artistas, profissionais da Saúde e do Direito. O Seminário terá parcerias internacionais com a colaboração de estudiosos e estudiosas ligadas à Universidad Autónoma Metropolitana (México), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidad de Manizales/COLEFClacso/Flacso e FLACSO Guatemala.

Além de mesas, apresentação de trabalhos, minicursos e oficinas, o evento contará com cinco Encontros de Redes, 15 bate-papos com foco nas sessões da Mostra Audiovisual Internacional Curta o Gênero, 17 lançamentos de livros e dois pré-lançamentos: “Brasil Ano Zero”, da socióloga Berenice Bento, e “A Grande Camuflagem”, de Suzanne Césaire, com tradução da pesquisadora Maria Elvira Días Benitez.

As quatro sessões de lançamento terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Curta o Gênero, assim como todas as demais ações do seminário. Participantes que estiverem presentes em pelo menos 25 encontros virtuais terão direito a emissão de certificado. Para consultar a programação completa e se inscrever, basta acessar o site do evento.

Reflexões sobre o bem viver em tempos de crise

Segundo Marcos Rocha, diretor da Fábrica de Imagens e coordenador do evento, a ideia de pensar sobre as conexões entre arte, ciência e política surgiram a partir do momento que estamos vivendo - tanto a crise ocasionada pela pandemia como o fortalecimento de discursos fundamentalistas e neoliberais no Brasil.

“A pandemia também ocorre em outros lugares e eles têm sofrido um impacto bem menor que o Brasil, o que mostra que há um problema político. Estamos vivendo há três anos sob forte ataque, tanto a ciência quanto a cultura, e especialmente a cultura de vanguarda, mais politizada, que defende direitos e discute questões de gênero, classe, sexualidade e raça”, ressalta.

A ideia do “bem viver” que dá título à 9ª edição do seminário internacional, portanto, surge de uma perspectiva decolonial e anticapitalista, “emprestada” dos povos originários da América Latina, sobretudo os povos andinos e amazônicos, de acordo com o diretor. “Nosso intuito é discutir o bem viver ligado à natureza, não em um sentido romântico, mas em um sentido político, de definição de prioridades para a humanidade: o bem viver em que a sociedade não se consome e nem se mata, mas vive com abundância”, conclui.

O IX Curta o Gênero é uma realização da Fábrica de Imagens, com apoio da Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura; Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Enel.

SERVIÇO

IX Curta o Gênero | IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança - Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente

Quando: De 17 a 29 de Agosto de 2021 (dentro da programação do IX Curta o Gênero)

Onde: Transmissão gratuita pelo YouTube  (para receber o certificado, é necessário realizar inscrição)

Diálogos Convergentes - acesso via Meet

http://edicao2021.curtaogenero.org.br/

      


    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados