IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral

O sujeito da mudança é aquele disposto a mudar(se): afetos e pedagogias que articulem e potencializem a luta coletiva em Abya Yala – Mesa V

Data: 27 de agosto. Horário: 17h às 19h30

Maria Lygia Quartim de Moraes

Socióloga, formada pela USP. onde se doutorou em Ciência Política em 1982. Professora titular aposentada da Unicamp e professora visitante da Unifesp. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e do CNPq, assim como membro do GT Estado Laico da SBPC. Seus temas de pesquisa incluem movimentos sociais, feminismo, família, direitos humanos, marxismo e psicanálise.

Aura Cumes

Maya kaqchiquel de Guatemala, pensadora, escritora, docente y activista. Vindica el pensamiento crítico y la palabra enérgica como vehículos para poner al desnudo los poderes que dan forma a la realidad de despojo que marca la vida de las mujeres y los pueblos indígenas. Asume como principio ético político en cuestionar toda forma de dominación, gran parte de sus esfuerzos los ha centrado en la lucha contra el sexismo y racismo, pensados como problemas producidos por dos grandes sistemas de dominación; el colonialismo y el patriarcado. Doctora en antropología por el Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) México, DF. Maestra en Ciencias Sociales por la FLACSO Guatemala. Licenciada en Trabajo Social por la Universidad Rafael Landivar. Autora de múltiples artículos publicados en revistas nacionales e internacionales.

Rita de Cássia Fraga Machado

Professora de Filosofia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Campus de Tefé, é vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas da UEA. É pesquisadora associada ao GT Filosofia e Gênero da ANPOF (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Filosofia, do qual é integrante do núcleo estruturante. Também é membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Tem diversas produções nos Estudos Feministas, na Filosofia Feminista e Mulheres e é idealizadora e coordenadora geral da Escola As Pensadoras.

Mediação: Marcos Antonio Monte Rocha

Psicólogo e diretor da Fábrica de Imagens. Articulador da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura. Pesquisador em cultura, direitos humanos, gênero, sexualidades e decolonialidades.

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados