IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral
Entre o impossível e o necessário: esperança e rebeldia nos trajetos de mulheres sem terra

Entre o impossível e o necessário: esperança e rebeldia nos trajetos de mulheres sem terra

Por Adelaide Gonçalves, Lourdes Vicente e Paula Godinho

Dia: 20 de agosto. Horário: 17h50 às 18h40

Traz retratos de mulheres que não quiseram caber onde as pretenderam pôr e ousaram ir ganhar com os seus uma vida a partir das suas necessidades e dos seus sonhos. Suas histórias representam uma luta contra um esbulho longo, de mais de 500 anos, associado ao formato colonial e à apropriação privada de um bem: a terra.

Com relatos de vida recolhidos entre mulheres do Ceará, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), torna-se legível a relação entre a experiência e a expectativa, a delinear existências que não toleram os limites das correntes, do arame farpado e da propriedade privada do latifúndio, abrindo os trilhos da reforma agrária. É a vez e a voz de mulheres que vivem em vários assentamentos cearenses do sertão, do sul, do litoral norte, e numa comuna da cidade de Fortaleza.

Elas nos ensinam um modo diferenciado de organizar a produção, a distribuição da riqueza, a sociedade e o mundo. Ao individualismo respondem com formatos associativos e comunitários, à concorrência opõem a cooperação, à acumulação preferem a igualdade, ao agronegócio contrapõem a agroecologia. Não é de derrotas que aqui se parte, mas do sabor de vitórias, que podem ser relativas, contingentes, como todas, mas que mudam as vidas. Os triunfos nem sempre são retumbantes. Porém, mesmo quando limitados, no tempo ou no espaço, inauguram caminhos. As subalternas, que aqui contam suas histórias, cortam correntes e arame farpado, inauguram rumos, e demostram que o impossível pode estar no campo das possibilidades. O desespero é vivido a solo, mas a indignação junta quem está isolado, dilatando a expectativa.

Organizadoras

Adelaide Gonçalves – Professora do Departamento de História da UFC e coordenadora do Plebeu Gabinete de Leitura

Lourdes Vicente – Pedagoga, professora do IFCE e do setor de Educacao e Genero do MST

Paula Godinho – Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa- Portugal (organizadora)

Mediadora Gema Galgani

Doutorado em Sociologia pela UFC com doutorado-sanduiche junto a École Nacional de Études em Sciences Sociales/ Paris. Professora no Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC). Professora no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFC).

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados