Programação
Banner Lateral
Encruzilhada de Rezo

Encruzilhada de Rezo

Por Maruska Ribeiro

É uma performance que vem reverberando em mim desde o início da Pandemia. Quando a quarentena/lockdown chegou e começamos a ficar em casa, comecei a pensar nas ruas e nos processos de mudanças durante o período em que eu não estivesse transitando nos lugares onde costumo ir me vindo muitas perguntas, como: As ruas vão sofrer mudanças no seu espaço físico? Será que eu vou sentir as transformações quando tudo voltar ao normal? Como será que vai ser eu passar por espaços de costumes depois desse isolamento? Vou perceber se uma parede de uma casa mudou de cor? Se uma árvore nasceu ou foi derrubada? Se um prédio que antes era fechado agora se encontra aberto? O borbulhar de pensamentos na cidade e as relações criada por mim, também me fez pensar em processos de cura. Cura essa tanto desejada nesse momento em que mundialmente estamos sofrendo com essa doença, crise na saúde, nossos corpos e mentes fragilizadas.

Comecei a vivenciar meu processo de cura e autoconhecimento para permanecer firme nesse caos todo da pandemia, resgatando as minhas memórias de ancestralidade. Buscando em minha mãe uma mulher que possui as sabedorias dos chás e lambedores, onde muitas vezes me curou de doenças com sua sabedoria. Na minha avó materna que é rezadeira/benzedeira e possui conhecimentos nas plantas para cura com seus chás, garrafadas, lambedores e banho de assentos e caderninhos de orações. Resgatei essa memória de infância de ouvir conversas de entre minha mãe e avó sobre rezos, palavras em orações e ensinamentos. Nessa busca por minha ancestralidade encontrei uma mestra de Reiki e que trabalha com processos de autoamor. Iniciei com ela a minha Jornada de Cura Cabocla, processo que me ajudou no meu despertar de conhecimento a mim mesmo e das minhas habilidades.

No final do processo aprendi e desenvolvi o Reiki Fitoterápico que está totalmente ligado às energias das plantas e as suas capacidades medicinais. Pesquisei e estudei sobre plantas, a medicina das ervas, sobre chás, banhos de limpeza e banhos de assento. Com todos esses processos de cidade, espaços urbanos a corrida para cura da doença e a nossa cura em todo esse processo, nasceu o desejo de realizar a performance “Encruzilhada de Rezo”, que propõe a minha ida em busca de uma rua ou avenida sentir a energia do local, logo após desenhar ou colocar lambe das plantas que a rua precisa e depois começar o processo através de Reiki de ativar a energia da planta na rua e a energia permanece por sete dias no espaço.

Sinopse: Cidade dos encontros, desencontros do tombamento e do desabar. Cruzam vidas, cruzam almas, caboclos, exus. Semente da terra, semente da planta.

Ficha Técnica

Performance e Argumento: Maruska Ribeiro
Duração: 25min
Estado: Fortaleza – Ceará
Classificação: Livre
Gênero: Performance – Intervenção Urbana

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados