IX Curta o Gênero realiza seminário online gratuito com mais de 40 atividades; inscrições vão até terça-feira (17/8)
Uma das principais ações do Curta o Gênero, o Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, segue com inscrições gratuitas abertas até essa terça-feira, 17. O evento, que ocorre de 17 a 29 de agosto, é realizado pela Fábrica de Imagens desde 2012, integrando o Curta o Gênero, com o intuito de promover uma cultura política, estética e social baseada na equidade de gênero, no antirracismo, no anticapitalismo e na afirmação das sexualidades consideradas “dissidentes”.
Entre as convidadas, convidades e convidados, estão intelectuais de diversas universidades brasileiras, como a UFBA, UFC, Uece, UNILAB, PUC - SP, UEA, UFPE, UEMS, Unicamp, UnB, UFS, IFCE, IFRJ, professoras de escolas públicas do Ceará, militantes de coletivos feministas e LGBTQIA+, artistas, profissionais da Saúde e do Direito. O Seminário terá parcerias internacionais com a colaboração de estudiosos e estudiosas ligadas à Universidad Autónoma Metropolitana (México), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidad de Manizales/COLEFClacso/Flacso e FLACSO Guatemala.
Além de mesas, apresentação de trabalhos, minicursos e oficinas, o evento contará com cinco Encontros de Redes, 15 bate-papos com foco nas sessões da Mostra Audiovisual Internacional Curta o Gênero, 17 lançamentos de livros e dois pré-lançamentos: “Brasil Ano Zero”, da socióloga Berenice Bento, e “A Grande Camuflagem”, de Suzanne Césaire, com tradução da pesquisadora Maria Elvira Días Benitez.
As quatro sessões de lançamento terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Curta o Gênero, assim como todas as demais ações do seminário. Participantes que estiverem presentes em pelo menos 25 encontros virtuais terão direito a emissão de certificado. Para consultar a programação completa e se inscrever, basta acessar o site do evento.
Reflexões sobre o bem viver em tempos de crise
Segundo Marcos Rocha, diretor da Fábrica de Imagens e coordenador do evento, a ideia de pensar sobre as conexões entre arte, ciência e política surgiram a partir do momento que estamos vivendo - tanto a crise ocasionada pela pandemia como o fortalecimento de discursos fundamentalistas e neoliberais no Brasil.
“A pandemia também ocorre em outros lugares e eles têm sofrido um impacto bem menor que o Brasil, o que mostra que há um problema político. Estamos vivendo há três anos sob forte ataque, tanto a ciência quanto a cultura, e especialmente a cultura de vanguarda, mais politizada, que defende direitos e discute questões de gênero, classe, sexualidade e raça”, ressalta.
A ideia do “bem viver” que dá título à 9ª edição do seminário internacional, portanto, surge de uma perspectiva decolonial e anticapitalista, “emprestada” dos povos originários da América Latina, sobretudo os povos andinos e amazônicos, de acordo com o diretor. “Nosso intuito é discutir o bem viver ligado à natureza, não em um sentido romântico, mas em um sentido político, de definição de prioridades para a humanidade: o bem viver em que a sociedade não se consome e nem se mata, mas vive com abundância”, conclui.
O IX Curta o Gênero é uma realização da Fábrica de Imagens, com apoio da Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura; Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Enel.
SERVIÇO
IX Curta o Gênero | IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança - Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente
Quando: De 17 a 29 de Agosto de 2021 (dentro da programação do IX Curta o Gênero)
Onde: Transmissão gratuita pelo YouTube (para receber o certificado, é necessário realizar inscrição)
Diálogos Convergentes - acesso via Meet
http://edicao2021.curtaogenero.org.br/
Conheça as entidades
que viabilizaram o evento
Endereço
Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará
Contatos
(85) 3495.1887
curtaogenero@fabricadeimagens.org.br
Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados
Usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência se você continuar navegando. Podemos também usar cookies para exibir anúncios personalizadas. Clique em prosseguir para navegar normalmente ou saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade.