Com 96 produções, Mostra Internacional de Audiovisual do IX Curta o  Gênero é a maior já realizada em todas as edições 

Com 96 produções, Mostra Internacional de Audiovisual do IX Curta o  Gênero é a maior já realizada em todas as edições 

Compartilhe:                   

Filmes podem ser assistidos on line no site entre 17 e 29 de agosto. Acesse menus das sessões temáticas

Em plena pandemia, com todas as dificuldades de diversas naturezas, a IX  Mostra Internacional Audiovisual, uma das atividades principais do Curta o Gênero, tem  o orgulho de exibir uma galeria de 96 curtas-metragens que ficarão disponíveis no  período de 17 a 29 de Agosto, de forma completamente gratuita para o público.  

O Curta o Gênero iniciou na última terça, dia 10, e segue até 29 de Agosto, com realização da Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero,  apresentando uma ampla grade de atividades online no seu canal do youtube:  /curtaogênero, site oficial (edicao2021.curtaogenero.org.br) e perfil no instagram (@curtaogenero).  

Para a curadoria, foram convidados e convidados artistas, roteiristas,  realizadores e realizadoras audiovisuais, pesquisadores e pesquisadoras em Cinema,  com ênfase em gênero, raça, feminismos, Direitos Humanos, entre outras áreas. O  grupo de 16 pessoas fez a apreciação minuciosa dos quase 500 curtas-metragens  inscritos e selecionou os filmes que serão exibidos nas sessões da Mostra. 

Contexto completamente diferente da primeira edição em 2012, quando a  mesma Mostra registrou um pouco mais de 90 curtas-metragens inscritos e destes, 21  selecionados para exibição. Essa nítida evolução quantitativa é uma prova clara do  quanto tem se produzido sobre questões de gênero e sexualidades e suas conexões  com outras categorias e campos, mas para além disso, de 2012 para cá a produção  avançou em diversidade estética e política, especialmente nas produções nacionais. 

São produções de documentário, ficção, animação, experimentais e infantis. Entre os temas desenvolvidos nos curtas-metragens estão: sexualidades, raça e etnia, classe, geração, deficiência, migração, violência contra mulher, masculinidades, paternidade, maternidade, LGBTQIAfobias, exploração sexual, direitos sexuais e reprodutivos; Direitos Humanos, entre outros. 

Para esta nona edição, considerando que não haverá exibições presenciais e os  curtas-metragens poderão ser assistidos online durante todo período da Mostra, foi  possível ampliar significativamente o número de selecionados e assim foram montadas  15 sessões. Lembrando que todas as produções estarão disponíveis ao público no canal  do youtube: /curtaogênero durante os 13 dias. Confira: 

Mostra Paratodes - 6 Sessões  

Designada assim desde a edição passada, essas sessões misturam diversificadas  temáticas, formatos e narrativas com foco em variados aspectos das questões de  gênero e sexualidades. 

Mostra Temática - 6 sessões 

Identificando-se dentre os curtas selecionados temas recorrentes, programamos essas  sessões especiais, que este ano são as seguintes: 

“Sobre desejos, dores e afetos” apresenta um mix que percorre temas como  gravidez, puerpério, violência obstétrica, aborto e maternagem;

 

“Muitas outras masculinidades” percorre algumas das inumeráveis  possibilidades de expressões das masculinidades; 

 

“Das violências de cada dia” oferece uma série de narrativas com foco nos  assédios e violências de gênero;

 

“Resistências e afirmações anticoloniais” nos convida a nos indignarmos  com os efeitos da colonização e da colonialidade sobre nossos indígenas, mas  também a identificar a potência de suas perspectivas de mundo. 

 

“Outras cenas contemporâneas” compila uma série de curtas-metragens que  transitam das cotas em universidades a questões migratórias, do extrativismo  predatório ao relato sobre os horrores da ditadura civil-militar no Brasil; 

 

“Envelhecimentos” apresenta produções com um foco bastante nítido entre  questões de gênero e o envelhecer. 

Completam a IX Mostra, 2 sessões do “Colorindo o Gênero”, reunindo nove curtas  dentro de uma programação voltada ao público infantil com atividades lúdicas e  interativas, articulando gênero, direitos humanos, cidadania e infância. Os filmes foram escolhidos por estudantes que participaram do curso Audiovisual e Direitos com Crianças, realizado pela Fábrica de Imagens. Junto com estudantes, profissionais, pesquisadores e pesquisadoras de Psicologia e de uma mãe convidada, foi formada a equipe de curadoria. 

Fechando a Mostra, a última sessão fica por conta dos curtas-metragens  desenvolvidos por participantes dos Pontos de Cultura integrantes da Rede Cearense  Cultura Viva de Gênero e Sexualidades. Esses curtas são o produto final do curso de  Cinema Instantâneo que a Rede realizou em parceria com a Ypuarana Cultural da  Paraíba. 

Além das exibições, durante todos os dias à noite, o Curta o Gênero promove bate papos ao vivo com as realizadoras, realizadores e curadoras/es sobre suas produções. A programação completa, inscrições para as atividades formativas e todas as  informações estão disponíveis no site oficial do evento: www.edicao2021.curtaogenero.org.br .  

O IX Curta o Gênero é uma realização da Ong Fábrica de Imagens, com apoio da  Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura; Rede Cearense Cultura Viva de Gênero  e Sexualidades; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Enel. 

SERVIÇO: 

IX Mostra Internacional de Audiovisual 

Quando: De 17 a 29 de Agosto de 2021 (dentro da programação do IX Curta o Gênero)

Onde:  

Site: edicao2021.curtaogenero.org.br

Instagram: @curtaogenero 

Apoio 

Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 

Enel 

 

      


    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados