Espetáculos trazem crítica social e questionam opressões na Mostra Gênero em Cena

Espetáculos trazem crítica social e questionam opressões na Mostra Gênero em Cena

Compartilhe:                   

Dentro da nona edição do Curta o Gênero, a programação de Artes Cênicas é formada por peças e performances que refletem sobre questões de gênero, desigualdades sociais, efeitos do isolamento social vivenciado durante a pandemia,  busca pela ancestralidade,  defesa da democracia, entre outros temas. 

 

Entre 10 e 13 de agosto, a partir das 19h, o público poderá acompanhar gratuitamente as exibições dos espetáculos e performances pelo canal do evento no Youtube. Os  coletivos, atrizes e atores cearenses que integram a VI Mostra Gênero em Cena apresentam suas criações cênicas gravadas em vídeo.

 

A performance “Cara Palavra”, do projeto NAHPERFORMA abre o Curta o Gênero (10/8 às 19h). O grupo foi formado a partir do  Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência (NAH) e encontra na arte uma  ferramenta de enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher. Na performance, as cinco atrizes encenam o desenvolvimento social e político da personagem, desde a infância até a maturidade, e sua descoberta sobre a violência de gênero.

 

Na quarta-feira (11/8), a dupla Stefany Mendes e Jô Costa  performa o espetáculo TransVersos no qual apontam os “atravessamento de nossos corpos” nas interações cotidianas que causam adoecimento físico e psicológico. Em seguida,, a atriz Rafaela Lima encena a peça Frutacor, uma crítica à objetificação do corpo feminino

 

No terceiro dia da Mostra Gênero em Cena (12/8), será exibida a performance “Do Pranto ao Grito”, protagonizado pela atriz Geovana Martan que encena a experiência de um relacionamento abusivo. Na sequência, o público do IX COG assiste à peça Estado de Luta, da Cia. Balé Baião une dança e dramaturgia para representar a organização popular como forma de resistência ao contexto político no País.

 

O encerramento da programação de Teatro no Curta o Gênero será dia 13 de agosto, a partir da 18h. No canal do Youtube será transmitida a peça infantil Mãe D´água, do Grupo Ânima, que conta a lenda popular para as crianças com os tradicionais bonecos mamulengos. Às 19h, acontece a exibição da performance Encruzilhada de Rezo, da atriz Maruska Ribeiro, resultado do processo de autoconhecimento e mudanças que vivenciou durante a pandemia, ao resgatar a medicina ancestral de sua avó e  encontrar terapias alternativas de cura por meio das plantas.Encerrando a Mostra, sera transmitida a peça  Urubus, do   Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes que desafia o status quo político em defesa da democracia.

 

Serviço

IX Curta o Gênero
VI Mostra teatral Gênero em Cena
Espetáculos e debates com artistas pelo canal Curta o Gênero no Youtube
Gratuito

 

Cara Palavra
Projeto NAHPERFORMA
10 de agosto às 19h

 

TransVersos

Elenco: Stefany Mendes e Jô Costa
11 de agosto às 19h

 

Frutacor 

Atriz: Rafaela Lima

11 de agosto às 19h30

 

Do Pranto ao Grito
Atriz: Geovana Martan
12 de agosto às 19h

 

Estado de Luta

Cia. Balé Baião
12 de agosto às 19h30

 

Mãe D’água
Grupo Anima

13 de agosto às 18h

 

Encruzilhada de Rezo
Atriz: Maruska Ribeiro
13 de agosto às 19h

 

Urubus 
Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes

13 de agosto às 19h30

 

      


    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados