IX Curta o Gênero inicia em agosto com vinte dias de programação online

IX Curta o Gênero inicia em agosto com vinte dias de programação online

Compartilhe:                   

 

Mostras Artísticas acontecem de 10 a 15/8; Mostra Internacional Audiovisual e Seminário Gênero, Cultura e Mudança de 17 a 29/8

 

Em tempos tenebrosos a esperança se move nos corações e mentes inconformadas, corajosas, sonhadoras. A nona edição do Curta o Gênero foi gestada em um dos períodos mais obscuros da história recente do Brasil, em que vimos, com estarrecimento, a nossa precária “democracia” burguesa ser encurralada pelo fascismo, signo de decadência política, que ainda ronda nossa civilização. Assim, esta edição que agora apresentamos a vocês, foi configurada como um espaço para afirmar uma possível vacina para este cenário doentio que vivemos, tecendo “Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente”, o tema que suleia o IX COG.

No período pós-redemocratização não foram vistos ataques tão violentos à vida e à liberdade das pessoas como os que vivenciamos nos últimos anos. Todas as formas de vida passíveis de predação pelo capital e todas as identidades não hegemônicas foram e permanecem sendo agredidas nesse exato instante. Um conservadorismo de corte fundamentalista retomou o poder para abertamente autorizar o genocídio da população negra, dos povos originários, perseguir as pessoas LGBTQIA+, negligenciar a sobrevivência dos mais pobres e empurrar as mulheres ao silenciamento e à submissão, entre tantas outras atrocidades. No mesmo pacote, a perspectiva neoliberal transforma direitos em negócios, interesses coletivos e oportunidades individuais, pessoas em CNPJs, vidas em mercadorias, algumas, inclusive, descartáveis.

Que fique registrado: nos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid 19, ao negar a Ciência como uma estratégia para a sua manutenção no poder, o Governo Federal foi o principal protagonista pela morte de mais de quinhentas e cinquenta mil pessoas até agora em nosso país.

Em meio ao luto, ao medo e ao isolamento encontramos pessoas e coletivos se afirmando através da Arte, da Ciência e de um fazer político revolucionário, dispostas a formar alianças que nos conduzam rumo ao bem-viver. São com essas pessoas e coletivos que contamos, nas quais pensamos na construção do COG e com quem queremos seguir, contagiando outras, outros e outres.

Nesta edição do Curta o Gênero os experimentos estético-políticos dos mais diversos soam, ora como crônicas do nosso tempo, um grito contra as opressões e uma denúncia dos terrores da época, ora como uma projeção, olhares visionários que apontam para outras formas de sociabilidade, outros mundos possíveis.

Sob uma ou outra perspectiva, que em verdade quase sempre estão conjugadas, as obras que compõem a IX Exposição Contrastes - gênero, tempos, lugares olhares, a IV Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero, a VI Mostra Gênero em Cena, o I Som das Cores e a nossa IX Mostra Internacional Audiovisual, têm seus pés fincados na materialidade do agora, numa realidade vivida nos corpos que precisa mudar, mudança como necessidade compulsória se queremos ter um presente como civilização.

O IX Seminário Internacional, Gênero, Cultura e Mudança, no esteio do tema geral do IX COG revisa temas nevrálgicos, alguns antigos e velhos conhecidos, outros bem recentes, mas todos com marcas fundamentais no presente, tramando um tecido complexo entre as perspectivas de gênero, sexualidades, feministas e outras perspectivas não hegemônicas. Ativistas, pesquisadoras e pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas nos convidam às desconstruções e construções para a sedimentação de um outro mundo que já começou. Juntinhos ao Seminário temos ainda os já tradicionais lançamentos de livros do COG. Nesta edição armamos quatro sessões com a apresentação de companheiras, companheiros e companheires do Brasil, Argentina e México.

O Curta o Gênero é também este lugar de troca e apoio mútuo no que tange à economia solidária, ao fluxo econômico justo, a pensar e fazer processos econômicos para florescer a vida e não o reverso. Nessa perspectiva, realizaremos nosso IV Flash Tattoo, em parceria com tatuadoras da cidade de Fortaleza e a VIII Feira de Economia Solidária, de Livros e Agroecológica, com sorteios e rifas de produtos.

As crianças têm participação ativa no III Colorindo o Gênero, tanto na escolha de filmes a serem exibidos e outras atividades, como na construção de perspectivas, desde seus lugares e tempos, sobre questões de gênero, sexualidades, direitos e outros temas. No Colorindo a criança não é protagonista, nem objeto, é sujeito que constrói junto com outros sujeitos de outras idades em comunidade.

Essa é apenas uma apresentação brevíssima do nosso IX COG, que na verdade começou em outubro de 2020 em formato também virtual e com o mesmo tema geral. Em 2020 foram 18 dias de programação, disponíveis no You Tube do COG, que somados aos 20 dias da nossa jornada de agosto de 2021, conformarão 38 dias de programação, de conexões, encontros, trocas de experiências e afetos.

Importante assinalar ainda nosso repúdio ao Governo Federal do Brasil na figura do presidente da República, pelo projeto necrófilo que para além das agressões e subtrações de direitos já citados, é sim responsável pela morte de milhares de amigos e amigas, irmãos e irmãs, filhos e filhas, pais e mães brasileiras. Um repúdio extensivo a todas as forças nos campos da mídia, do judiciário, dos setores econômicos, políticos e militares co-partícipes na instalação desses tempos de horror. Simultaneamente, expressamos a solidariedade, o afeto e o abraço de todos, todas e todes que fazem a Fábrica de Imagens - ações educativas em cidadania e gênero e do IX Curta o Gênero a todos que perderam pessoas queridas por causa da gestão criminosa desse governo no combate à pandemia de COVID-19

Bem-vindos, bem-vindas e bem-vindes ao IX Curta o Gênero, nessa segunda parte de sua edição virtual que acontece de 10 a 29 de agosto de 2021. Esperamos vocês no nosso canal do Youtube.

      


    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados