Conheça as coordenadoras e coordenadores dos Diálogos Convergentes e inscreva-se

Conheça as coordenadoras e coordenadores dos Diálogos Convergentes e inscreva-se

Compartilhe:                   

Os Diálogos Convergentes são coordenados por pesquisadores e pesquisadoras em estudos de gênero integrados às mais diversas áreas de conhecimento, como Psicologia, Sociologia, Comunicação, Serviço Social, Políticas Públicas, Direito, Educação, entre outras.

Os convidados e convidadas vão selecionar os trabalhos acadêmicos e relatos de experiência em cada um dos seis eixos específicos e contribuir com os debates nos encontros online, que vão acontecer ao vivo de 17 a 28 de agosto pelo canal do Curta o Gênero no Youtube.

As inscrições online são gratuitas e acontecem até dia 05 de junho.

Apresentamos os/as quatorze coordenadores e coordenadoras do IX Diálogos Convergentes!

Eixo Gênero Corpo e Sexualidades

Clique e inscreva-se

Jaqueline Gomes de Jesus - Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Psicóloga, Mestra em Psicologia e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq). Foi Visiting Scholar da Duke University (USA) entre Maio e Julho de 2019. Ocupou o cargo de Assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas e Coordenadora do Centro de Convivência Negra da UnB (2004-2008), atuou no Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento (2008-2010) e foi Assessora Técnica da Presidência da República (2011). Foi Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (gestão 2013-2016). É membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e integrante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2020-2022). Agraciada com a Medalha Chiquinha Gonzaga (2017), concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por indicação da Vereadora Marielle Franco. Atualmente é Presidenta da ABEH - Associação Brasileira de Estudos da Homocultura.

Mário Fellipe - Doutorando e mestre pelo programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bacharel em Design de Moda pela mesma universidade. É pesquisador do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC). É bacharel em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Autor dos livros Meetidos: o monta/desmonta de Corpos, Performances e Identidades na boate Meet e Cinemão: encruzilhadas de desejos e sensações. Possui experiência na área de Sociologia da Moda, História da Indumentária, Sociologia e Antropologia do Corpo, Estudos de Gênero e de Sexualidade, Sociologia e Antropologia digital.

Eixo Gênero, Educação e Comunicação

Clique e inscreva-se

Ana Veloso - Jornalista, professora do departamento de comunicação da UFPE, coordenadora do Observatório de Mídia (OBMIDIA), integrante do Coletivo INTERVOZES, associada ao Centro das Mulheres do Cabo e conselheira da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça.

Patrícia Horta - Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe desde outubro de 2017. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2007).Tem experiência profissional e docente nos campos teóricos da Educomunicação, Educação, Comunicação e Sociologia. Na área de Ensino Superior atuou, com ênfase em disciplinas que visam às práticas pedagógicas e sociais oriundas das mídias e suas linguagens, sob o fundamento teórico da Educomunicação.

Eixo Gênero, Violência e Violação de Direitos

Clique e inscreva-se

Gabriel Pontes - Graduado em Serviço Social (UECE), mestre em Sociologia (UFC), doutorando em Sociologia (UFC). Ativista trans, pesquisador acadêmico, membro do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS).

Rose Marques - Advogada e militante feminista. Possui atuação profissional no campo das políticas públicas, especialmente nas políticas de atendimento às mulheres em situação de violência. Foi tutora nos Cursos Gênero e Diversidade na Escola e Educação em Direitos Humanos, do Instituto UFC Virtual. Atualmente trabalha junto à equipe técnica do Projeto Contexto: Gênero, Educação, Emancipação, que tem realizado ações para uma educação sem discriminação no semiárido, através do Instituo Maria da Penha - IMP. É aluna do Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Teresa Esmeraldo - Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC-1999) e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-2013). Tenho 32 anos de formada e exerço a profissão de docente do Curso de Serviço Social da UECE há vinte e cinco anos. Integro, desde 2019, o quadro de professores permanentes do Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS-UECE) e exerço, atualmente, a função de coordenadora do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência da Universidade Estadual do Ceará (NAH-UECE).

Eixo Gênero, Feminismos e Democracia

Clique e inscreva-se

Danielle Tega - é Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Autora de “Tempos de dizer, tempos de escutar: testemunhos de mulheres no Brasil e na Argentina” (2019).

Salete Maria - Cordelista, advogada, professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo/UFBA e coordenadora do grupo de pesquisa Jusfemina – Gênero, direitos e políticas para a igualdade / UFBA.

Eixo Gênero, Cultura, Arte e Literatura

Clique e inscreva-se

Karla Bessa - Pesquisadora e atual coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atua nos programas de pós-graduação em Multimeios e Ciências Sociais na mesma Universidade. É curadora da Mostra Internacional Audiovisual do Curta o Gênero.

Shara Jane Costa - Doutora em educação. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Gênero e Cidadania - NEPEGECI e do Observatório das Juventudes e Violências nas Escolas - OBJUVE. Professora do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí - UFPI e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR.

Eixo Interseccionalidades entre gênero, classe, raça, geração e deficiência

Clique e inscreva-se

Érica Atem - Érica Atem é Docente do Departamento de Psicologia/UFC e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas/UFC/Sobral. Membro do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação e do LABGRIM: laboratório de pesquisa das relações infância, juventude e mídia (ICA/UFC). Coordenadora do projeto de extensão Maquinarias: infâncias em invenção (UFC).

Jacqueline Costa - Sou Jacqueline Costa, mulher, feminista preta, pantaneira, escritora. Docente da (Unilab/ Ceará). Membro do Secretaria de Promoção de Igualdade Racial da Unilab (Seppir), Membro fundadora do Fórum de Ações Afirmativas das Universidades Públicas do Ceará. Vice- presidente do GT de Ações Afirmativas da Unilab. Membro do Grupo de Samba Professoras do Samba de Fortaleza.

Lourdes Vicente – Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005) e Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2014). É pesquisadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará. Faz parte do Núcleo de Estudos de Gênero, Idade e Família – NEGIF/UFC. Atuou como professora do Tempo Comunidade no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará em parceria com o PRONERA. Colabora com o Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto. Possui experiência em educação popular em saúde, questão agrária e conflitos socioambientais, agroecologia, ambiente, gênero, feminismos, escolas do campo e trabalho com mulheres junto a movimentos sociais, ONGs e comunidades camponesas. Foi membro da CLACSO no GT Cuerpos, Territorios y Resistências , coordenado pela RETOS (Red Transnacional Otros Saberes) do México. Atualmente é Professora do IFCE/Campus Crateús, atuando na área de Fundamentos da Educação.

      


    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados