Dia: 26 de agosto. Horário: 18h20 – 19h
A obra Direitos Humanos em tempos de pandemia de coronavírus apresenta uma leitura de diferentes problemas que se tornaram ainda mais desafiadores no contexto da pandemia da covid-19. Assumindo a exigência de pensar os Direitos Humanos nesse cenário, as autoras e autores discutem temas diversos que atravessam esse campo de debate, tais como: racismo institucional, preconceito contra LGBTQ, violência contra a mulher – no âmbito doméstico e na forma de violência obstétrica institucional –, política cultural brasileira, cultura policial e formação, justiça restaurativa, a problemática da proteção animal, assim como a centralidade da atuação dos mecanismos internacionais para a salvaguarda dos Direitos Humanos. A obra destina-se a pesquisadores, militantes, estudiosos/as, bem como pessoas interessadas no debate sobre a problemática dos Direitos Humanos, seus diversos campos de saber, área de atuação e abordagens teóricas.
Organizadora: Maria Betânia do Nascimento Santiago
Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Filosofia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Com experiência nas áreas de Filosofia e Educação, atua principalmente nos Fundamentos Filosóficos da Educação, assumindo como tema a problemática da Formação Humana e da Filosofia do Diálogo a partir do estudo do pensador Martin Buber. Atualmente dedica-se ao estudo da relação entre Filosofia do Diálogo e Direitos Humanos, por reconhecer o Diálogo como fundamento e caminho para o respeito à dignidade humana, e para a afirmação de uma ética da reciprocidade como princípio fundamental dos Direitos Humanos.
Ana Maria Barros
Professora Associada I da Universidade Federal de Pernambuco (CAA). Leciona Metodologia do Ensino da História e da Geografia no Curso de Pedagogia, é Professora do Mestrado em Direitos Humanos da UFPE (PPGDH – CAC – UFPE. Doutora em Ciência Política (UFPE), Mestre em Educação Popular pela UFPB.
Mediadora: Ana Veloso
Jornalista, professora do departamento de comunicação da UFPE, coordenadora do Observatório de Mídia (OBMIDIA), integrante do Coletivo INTERVOZES, associada ao Centro das Mulheres do Cabo e conselheira da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça.
Conheça as entidades
que viabilizaram o evento
Endereço
Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará
Contatos
(85) 3495.1887
curtaogenero@fabricadeimagens.org.br
Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados
Usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência se você continuar navegando. Podemos também usar cookies para exibir anúncios personalizadas. Clique em prosseguir para navegar normalmente ou saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade.