Dia: 21 de agosto. Horário: 13h às 15h.
Orikis:
Sinopse: As histórias de caboclos, voduns, orixás e inquices ouvidas desde a infância foram a matéria-prima para o historiador e professor Luiz Antonio Simas se aventurar pela primeira vez no universo dos livros para crianças. Sua colaboração com a ilustradora Luciana Nabuco ganha forma em Orikis, histórias de terreiro, uma reunião de contos baseados em mitos da cosmogonia afro-brasileira, que deve ser lançado no segundo semestre pela editora Tulipa.
Okan:
Sinopse: Okan significa coração em língua Iorubá. Os desejos de Mandu eram passarinhos soltos pela terra. Mandu, uma criança, atravessa a longa noite do silêncio dentro da cabaça do Medo. Corajosamente, caminha confiante através da alegria do coração de volta para o seu povo. Encontra apenas os vestígios da sua aldeia. Ele decide recolher todo o saber que estava esquecido para espalhar novamente pelo mundo a força, a memória e o pertencimento dos seus antepassados.
Convidada: Luciana Nabuco
Escritora, artista visual e professora acreana. Como contadora de histórias realizou diversas apresentações em espaços culturais do Rio de Janeiro e também como voluntária para o INCA. Em 2003, iniciou de forma independente sua trajetória nas artes visuais. Através de pinturas figurativas que homenageavam as mulheres negras e Orixás afro-brasileiros, realizou exposições em Paris. Coletivo de artistas de terreiro de Belém do Pará na exposição “Nós de Aruanda” cujo tema foi as personagens femininas na música de Dorival Caymmi, sendo vencedora do concurso de ilustração da mostra Curta O Gênero. Colaboradora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil trabalhou nos projetos “Nas Trilhas da Literatura”. Yawo da casa de matriz africana Ilê Alá Casa de Oxalá e Oxum. Como ilustradora realizou o livro infantil “Nuang” que trata igualmente do tema afro-brasileiro. Como autora e ilustradora realizou o livro “Okan, a Casa de Todos Nós”. Professora da Universidade Cândido Mendes no curso “Relações Étnicos Raciais – Estudos Afro-brasileiros e Indígenas”.
Conheça as entidades
que viabilizaram o evento
Endereço
Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará
Contatos
(85) 3495.1887
curtaogenero@fabricadeimagens.org.br
Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados
Usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência se você continuar navegando. Podemos também usar cookies para exibir anúncios personalizadas. Clique em prosseguir para navegar normalmente ou saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade.