Seis artistas compõem a exposição que será exibida online na abertura do IX Curta o Gênero
As mostras artísticas do Curta o Gênero aproximam arte, Direitos Humanos, feminismo, antirracismo, ao mesmo tempo em que promovem o trabalho de artistas independentes, em especial mulheres.
Em sua quarta edição, a exposição de ilustração Expressões de Gênero será composta por vinte de três desenhos e pinturas digitais de seis ilustradoras brasileiras: Aline Guimarães (Piauí); Bárbara Daniel (São Paulo); Mika (Piauí); Octa Edro (Bahia); Luciana Braga (Ceará) e Bela Pinheiro (Rio de Janeiro).
Em 2021, a exposição foi montada em galeria física e gravada em vídeo, adaptação para a versão virtual do Curta o Gênero. O público poderá conhecer as ilustrações e ver depoimentos das artistas na estreia do evento, que acontecerá dia 10 de agosto, a partir das 19h pelo canal do evento no Youtube
Nas obras, a representação dos corpos femininos propõe novas interpretações sobre sexualidades, ancestralidades, identidades, afetos, lutas e sororidade.
Aline Guimarães, artista piauiense de 23 anos, foi a vencedora do concurso que escolheu a identidade visual do IX Curta o Gênero. As oito pinturas digitais intituladas: Casa Protegida; Comunidade de Força; Corpo; Feira; Laços; Povo do Mar; Selfie em Família e Vou Aprender a Ler trazem como mote questões como assédio, violência de gênero, masculinidades, lutas LGBTQIA+, corpo, natureza e sexualidade, economia criativa e vínculos comunitários, entre outros pontos.
“Eu costumo pensar na arte como uma forma de criar mundos, resgatar minhas memórias de infância, as memórias da minha vó, dos meus pais, construindo paisagens e histórias que toquem as pessoas de uma forma mais sensível e cuidadosa”, afirma.
Bárbara Daniel é autora do tríptico Arte Regenerada, série de desenhos digitais que simboliza as violências impostas aos corpos negros femininos. “ A princípio eu usava esse espaço da arte para me entender, me reconhecer como mulher, negra e membro da comunidade LGBTQ e hoje eu tento espelhar o que eu passo, o que eu gostaria de sentir e como eu gostaria de viver”, explica ela.
A professora e escritora Luciana Braga reafirma sua identidade como desenhista na Mostra do Curta o Gênero. Ela, que estuda a obra da Clarice Lispector é uma das telas que “Da mesma forma que o feminino é presente na obra de Clarice Lispector, também é presente nos meus desenhos. O feminino merece ser representado por mulheres”, defende ela.
Octa Edro, ilustradora e grafiteira soteropolitana, é a criadora das ilustrações: A Rainha e suas Plumas, Nebula e Tropical. “Uso meus trabalhos para falar sobre a minha perspectiva do que é ancestralidade, comunidade negra, negritude, sempre com uma boa dose de fantasia e histórias”, afirma a artista.
Serviço
IX Curta o Gênero
IV Mostra de ilustrações Expressões de Gênero
Lançamento dia 10 de agosto, às 19h no Canal Curta o Gênero no Youtube
Gratuito
Conheça as entidades
que viabilizaram o evento
Endereço
Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará
Contatos
(85) 3495.1887
curtaogenero@fabricadeimagens.org.br
Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados
Usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência se você continuar navegando. Podemos também usar cookies para exibir anúncios personalizadas. Clique em prosseguir para navegar normalmente ou saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade.