Conheça os curadores e curadoras da IX Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero

Conheça os curadores e curadoras da IX Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero

Compartilhe:                   

Convidamos artistas, roteiristas, realizadores e realizadoras audiovisuais, pesquisadores e pesquisadoras em Cinema, com ênfase em gênero, raça, feminismos, Direitos Humanos, entre outras áreas, para a curadoria da IX Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero. O grupo fez a apreciação dos curtas-metragens inscritos e selecionou os filmes que serão exibidos nas sessões da Mostra. O resultado será divulgado nesta quarta-feira, 30 de junho.

Conheça a equipe de curadoria!

Patrícia Guedes

Patrícia Guedes é bacharela em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Goiás (2014), cursa atualmente Licenciatura em Artes Visuais (EaD) na UFG, é integrante do GECI- Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Cinema (Faculdade de História/UFG) e curadora da "Elas Fazem Cinema: Mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres".

Carol Correia

Carol Correia é roteirista, diretora e produtora pernambucana. Com formação em Comunicação Social, com habilitação em Cinema Digital pela Uninassau, Em 2016, realizou seu primeiro curta-metragem, o “Maria”, que assim como seu trabalho mais recente, o “Mucunã”, retrata a história de mulheres açoitadas pela brutalidade do mundo.

Shaynna Pidori

Shaynna Pidori estudou Jornalismo e Ciências Sociais, ambas as graduações contribuíram para sua formação de documentarista, educadora e idealizadora de projetos. No México, dirigiu mais de 40 filmes etnográficos com mulheres das etnias Nahua, Ikood, Otomi, Mixteca, Sapoteca, Tzotzil, Maya e Totonaca. No Brasil, dirigiu “Baile do Carmo” e “O lenço do Samba”, documentários selecionados no edital Etnodoc. Em 2019, realizou “Terra da Nazaré”, média-metragem selecionado no programa Rumos da Fundação Itaú Cultural.

Geórgia Cynara

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Jornalista, musicista e compositora, é uma das coordenadoras (2020-2022) do Seminário Temático Estilo e Som no Audiovisual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Integra a rede Sonora: músicas e feminismos (USP), o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da UFG e é professora efetiva do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Rebeca Souza

Rebeca Souza é Mestra em Artes Visuais pelo PPGAV - UFPB/UFPE, com a dissertação Antonio Dias e os Papéis do Nepal. Pesquisa visualidades, arte contemporânea, cinema, saberes tradicionais e estéticas-queers. É a atual representante do Conselho Municipal de Cultura de Campina Grande, no segmento de Artes Visuais. Trabalha com restauração e conservação de obras de arte. É integrante do coletivo Cinema Instantâneo. Idealizadora do projeto Clube da Escrita - Bruta(s) e Inacabada(s).

Ana Lucia Ramírez Mateus

Soy artivista pansexual, transfeminista y cineasta comunitaria. Realizadora audiovisual egresada de la Escuela de Cine y T.V. (Universidad Nacional de Colombia), Especialista en Estudios Culturales, Magister en Estudios de Género y Cultura (U de Chile). Co-fundadora de Mujeres Al Borde (2001), colectiva transfeminista que desarrolla procesos comunitarios de arte y activismo desde las disidencias sexuales y de género en diversos países de América Latina. Coordino Al Borde Producciones, que es un proyecto de cine comunitario dedicado a crear y circular narrativas audiovisuales que desafían los órdenes del género y la sexualidad, allí surge la Escuela Audiovisual Al Borde, con la que desde el 2011 he itinerado por varias ciudades de América del Sur para que las comunidades LGBTIQP+ experimentemos el placer y la rebeldía de contar nuestras historias con voz propia, a través de cortos documentales autobiograficos. Cuento con una amplia trayectoria de trabajo directo con comunidades sexodisidentes y trans en Latinoamérica, diseñando y desarrollando procesos pedagógicos, de artivismo, memoria colectiva, cine comunitario, autocuidado, sanación y cuidado colectivo entre activistas.

Soy colombiana, migrante en Chile, donde colaboro con organizaciones migrantes y trans. Participo de la Red DIVERCILAC (Diversidad en el cine latinoamericano y caribeño); y de la Red de cine comunitario de América Latina y el Caribe.

Ceiça Ferreira

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e pesquisadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de comunicação e cultura, cinema, raça e gênero.

Ana Domitila Rosa

Comunicóloga formada pela Universidade Federal de Goiás (2017), onde também é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Atualmente cursa a segunda graduação em Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua na área de produção audiovisual e cinema como videomaker para artistas, empresas, projetos culturais e autorais.

Arthur Gomes

É graduado em Licenciatura em Teatro CEART/UDESC e Mestrando em Literatura PPGLIT/UFSC, com pesquisas na área de sexualidade, gênero e performance. Coordenador da Transforma - Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina e Titular na Cadeira de Cultura LGBTQIA+ no Conselho Municipal de Politica Cultural de Florianópolis-SC. É sócio-produtor da BAPHO Cultural, produtora de cultura LGBTQIA+. Atua desde 2014 como a Drag Queen Suzaninha.

Clarissa Motter

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche em Université Paris-Sorbonne/CRIMIC - Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Universidade Federal de Goiás. Pós-doutorado em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é professora dos cursos de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua como pesquisadora em Comunicação Social, com ênfase em cinema e audiovisualidades; análise e teoria da imagem; sensibilidades e circulação de afetos no audiovisual; estudos de gênero, envelhecimento e diversidade nas mídias.

Edileuza Penha de Souza

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2013), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005), graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1994). Desde 2006 desenvolve pesquisas na área de cinema, com ênfase no Cinema Negro no Brasil. Trabalha com Educação atuando nos temas: Educação Escolar Quilombolas, Arte e cinema africano e diaspórico, Cinema e cineastas negras, Educação das relações étnico-raciais, formação de professores, Lei 10.639/2003.

Maria do Socorro Santana de Jesus

Educadora da Escolas Pública em São Paulo, com formação em História; especialista em Desenraizamento Cultural na Educação de Jovens e Adultos, Cidadania e Direitos Humanos e Educação para as Relações Étnico-Raciais. Além disso, é motivada por atividades do contexto das artes, teatro, música, literatura e cinema. Participa de cineclubes, cursos e eventos dessa linhagem tão impulsionadora da nossa existência.

Patrícia Galucci

É formada em Comunicação pela Fundação Cásper Libero(2012), especialista pela USP no curso de Orientações Sexuais e Identidade de Gênero (2014) e pós-graduanda Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC-RS.

Com mais de 13 anos de experiência em audiovisual, iniciou sua trajetória com edição de videos.Dedicou-se alguns anos com trabalhos publicitários e conteúdos e series para TV. Com vontade de dizer algo a mais, abriu sua produtora Maria João Filmes em 2011 com o recorte LGBTQIA+ e suas interseccionalidades.

No cinema, como diretora seus trabalhos incluem dois curtas- metragens de ficção – “Ontem” e Irene que rodaram mais de 100 festivais/cineclubes nacionais e internacionais e juntos somam 17 prêmios.

Além de trabalhar com cinema, Patrícia é militante dos direitos humanos. Em 2015 foi convidada para o "Seminário Corpo" proposto pela Itaú Rumos. Em 2017 foi convidada para integrar o um seminário na Unesp em Bauru sobre Gênero, Sexualidade e Mídia, com sua participação na Exposição Folia “A microfelicidade da politica LGBTQ”. Além de participar como convidada da primeira exposição do instragram #essaéminhahistória que tinha como objetivo celebrar e destacar as vozes de mulheres inspiradoras. Participou também da publicação para a Mostra Todos os Gêneros do Itaú Cultural, com seu texto “Gênero, Sexualidade, Cinema e Militância e há 4 anos como curadora para o festival Curta o Gênero de Fortaleza.

Como profissional de audiovisual sua missão é fomentar o formato de produção que visa a inclusão da comunidade LGBTQIA+ em seus trabalhos, fazendo do set de filmagem um lugar de aprendizado, troca de experiência, empoderamento e experimento para novas narrativas, visando a reintegração social.

Pollyanna Marques Vaz

Sou Pollyanna Marques Vaz, tenho 36 anos, sou uma mulher negra lésbica, graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás e estudante do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Sou funcionária pública e trabalho atualmente na Coordenação de Radioteledifusão da UEG onde atuo na UEG TV, a WebTV universitária da UEG, principalmente nas áreas de programação, produção, transmissão e roteiro. E na Rádio UEG Educativa auxílio com narração de alguns spots e com a direção do podcast Glossário do Bem. Dentro do cinema e audiovisual me interesso especialmente pelas áreas de direção, roteiro e edição e pela pesquisa sobre mulheres que fazem cinema.

Karla Bessa

Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU (Unicamp). Atua nos programas de pós-graduação em Multimeios e Ciências Sociais (Unicamp).

Marcos Antonio Monte Rocha

Psicólogo e diretor da Fábrica de Imagens. Coordenador e curador do Curta o Gênero (Mostra Internacional Audiovisual e Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança). Coordenador do Ponto de Cultura Outros Olhares – equidade e diversidade. Membro da Comissão Cearense Cultura Viva; das Redes Cearenses Cultura Viva de Gênero e Sexualidades e Cultura e Infância; da Equipe de Acompanhamento Latino-americano de Cultura Viva Comunitária; e da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura. Pesquisador nas áreas de gênero, sexualidades, decolonialidades e cultura. Organizador das Coleções “Outros Olhares” de Direitos Humanos e “Gênero, Cultura e Mudança”. Organizador do livro “Visões e vivências latino-americanas do Cultura Viva''. Realizador audiovisual.

      

Tags: ,

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    curtaogenero@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2021 | Todos os direitos reservados